Saiba como usar soft skills para alavancar a sua carreira

Publicado:

As soft skills são habilidades de fundamental importância, que ao serem desenvolvidas dão destaque no mercado de trabalho.

Para se destacar no mercado de trabalho é preciso muito mais do que eficiência e competência. É preciso ser diferenciado. Todas as habilidades de um profissional são de extrema importância e contam muito para aquilo que ele almeja na carreira. No entanto, existem certos atributos que podem contribuir para um aumento do seu preparo e, também, para alavancar a sua carreira, são as chamadas soft skills.

Você deve estar se perguntando: afinal de contas, o que é isso? Antes de definir o termo, vamos analisar palavra por palavra. Soft significa leve, macio, suave, em inglês. Já skill significa capacidade, habilidade. Ou seja, soft skills são as habilidades suaves, aquelas mais difíceis de serem expostas, pois estão mais ligadas ao pessoal, à personalidade.

Pensando mais tecnicamente, esse termo serve para designar as capacidades que o profissional tem em se relacionar. Ou seja, é a partir desse tipo de habilidade que é designado se você tem ou não o potencial que a empresa necessita para determinada atividade. A empresa deseja poder contar com alguém que saiba como se portar diante dos companheiros de trabalho, ajudando na construção de um relacionamento que só trará benefícios para a corporação.

As soft skills são as competências que o profissional tem no que diz respeito ao seu relacionamento com as pessoas que o rodeiam, e que podem trazer melhorias para a sua atividade, quantificando e qualificando o seu desempenho. Por serem de difícil descrição, muitas vezes, essas habilidades são deixadas de lado, menosprezadas, sequer citadas. Isso precisa mudar. Ao entender que essas características são muito importantes, você terá mais chances em seleções e, ainda melhor convivência em grupo, no seu ramo de trabalho.

Diferenças

No meio profissional, existem dois tipos de habilidades que são consideradas, principalmente por avaliadores na hora de entrevistas de emprego: as hard skills e as soft skills. Primeiramente, falamos sobre as hard skills. Elas compreendem as competências técnicas que nos são ensinadas, geralmente na escola, em cursos técnicos, na faculdade, etc. São aquelas habilidades fáceis de serem ensinadas, identificadas. Podem ser quantificadas com facilidade. Estão relacionadas aos conhecimentos que o profissional tem, bem às ferramentas utilizadas por ele, e às técnicas que o qualificam, de forma que ele consiga executar o seu trabalho.

Já quando falamos das soft skills estamos em outra área. Essas habilidades são mais subjetivas, até mesmo mais difíceis de serem avaliadas. Essas competências estão relacionadas ao modo como o profissional interage e se relaciona com as outras pessoas. É a junção dos comportamentos operacionais, comunicacionais e sociais.

Quais são as principais soft skills?

Agora que você já sabe o que elas são e quais as principais diferenças em relação às hard skills, é hora de conhecermos algumas das principais soft skills que servirão para fazer com que a sua carreira tome novos rumos, alavancando seu desempenho profissional e sua atividade de trabalho.

  • Comunicação: ter uma boa capacidade de se comunicar é de fato essencial para qualquer tipo de trabalho. Em certos casos, ter boa comunicação é mais importante do que os aspectos técnicos. Para mandar bem nessa habilidade é preciso saber ouvir, não desviar a sua atenção e saber falar.
  • Adaptação: nem tudo estará a seu favor. Em muitos casos, um trabalho pode contrariar todas as expectativas e você precisará se virar para conseguir realizá-lo Sendo assim, o profissional que desenvolve melhor sua capacidade de adaptar-se às condições impostas é diferenciado. É preciso ser flexível, não aparentar estar desconfortável e estar sempre pronto para aprender e usar novas técnicas e tecnologias.
  • Solução de problemas: nesse ponto das soft skills entra a questão da proatividade. Coletar e analisar as informações para, assim, saber quais as decisões a serem tomadas é algo que é exigido. O ponto-chave para essa habilidade é melhorar a sua capacidade de tomar decisões.
  • Resolução de conflitos: saber negociar, basicamente, é o resumo dessa competência. Resolver os problemas por meio da comunicação, ponto já citado nessa lista, é essencial.
  • Colaboração: muito se fala sobre trabalho em equipe, as pessoas usam e abusam em dizer que são boas nisso nos currículos. No entanto, para ser um profissional que sabe usar suas soft skills, você terá que ser eficaz no relacionamento e saber se portar, estando em diversas situações diferentes. Seja para liderar, obedecer, controlar, criticar, ajudar, analisar. A colaboração segue nesse sentido.
  • Gestão de tempo: gerir o tempo é se organizar. O profissional que tem como habilidade a administração de seu tempo para conseguir gerenciar as tarefas e executá-las sempre dentro dos prazos, de maneira organizada e fazer com que cada tempo seja útil para o trabalho é aquele que o mercado observa como diferenciado.

Profissional diferenciado sabe administras suas habilidades suaves

Sua atuação como profissional depende, claro, do modo como você age nas mais diversas situações que lhe forem apresentadas. Diante de todas as dificuldades e desafios, o profissional que melhor souber desenvolver suas soft skills é, certamente, aquele que o mercado olhará com atenção, pois está apresentando um grande diferencial.

Por isso, você encontrará toda a consultoria necessária no tema para poder desenvolver seus projetos com total tranquilidade, podendo, assim, trabalhar de maneira eficiente com custos reduzidos, almejando a visibilidade dentro e fora da empresa para que seja, assim, consolidada a continuidade do negócio.

Ter bom desempenho sob pressão, ser flexível, bom comunicador, eficaz, ter confiança, saber se relacionar e trabalhar em grupo. Todas essas características são essenciais para serem adicionadas ao seu currículo. Essas são as habilidades suaves que um bom profissional precisa ter, mesmo que sejam adquiridas com o tempo, mas são fundamentais que sejam desenvolvidas para ser o melhor profissional possível. Os desafios são muitos, mas é totalmente possível estar pronto para desenvolver suas habilidades.

E você, tem usado as soft skills na sua carreira? Quais são as que você mais enxerga em si?Conseguiu entender a importância delas para ser um melhor profissional? Aproveite o espaço dos comentários para compartilhar experiências e interagir a respeito dessas habilidades, pois com certeza,elas servirão para melhorar o seu desempenho, além de construir um mercado muito mais qualificado!

Redes sociais:

Assinar Newsletter: