Sacadas de empreendedores para te ajudar a alavancar o seu negócio

Publicado:

Só quem já empreendeu sabe que o caminho para chegar ao sucesso não é nada fácil. Alguns desistiram no meio do percurso, enquanto outros se mantiveram focados e de repente estavam no ponto que tanto almejavam.

Você quer ter as melhores sacadas de empreendedor? Aquelas que realmente vão fazer a diferença no seu negócio?

Só quem já empreendeu sabe que o caminho para chegar ao sucesso não é nada fácil. Alguns desistiram no meio do percurso, enquanto outros se mantiveram focados e de repente estavam no ponto que tanto almejavam.

Mas como será que eles fizeram isso? É claro que foi preciso persistência, foco, resiliência e muitas outras características essenciais para alcançar qualquer meta.

Mas você pode ter certeza de que muitos deles, no meio dos seus percursos, tiveram finalmente a sacada. Aquela que fez tudo acontecer, ficar diferente, melhor e mais estratégico. A ?única coisa?, a que fez esse empreendedor atingir clientes, ganhar dinheiro e se estabilizar em seu mercado.

Mas a sacada só aconteceu porque essas pessoas estavam focadas em seus projetos, tinham com ele um propósito e estavam já há algum tempo se especializando, entendendo os seus consumidores, tentando e errando.

Portanto, nada melhor do que a persistência para fazer com que você chegue exatamente aonde você espera!

Para te ajudar, listei nesse artigo alguns profissionais, provavelmente já conhecidos por você, e especifiquei exatamente quais foram as sacadas de empreendedor que eles tiveram e que fez com que tudo fosse diferente em seus negócios. Confira e inspire-se!

1 Luis Seabra Natura

Luis Seabra, um dos fundadores da empresa de cosméticos de maior sucesso do Brasil, começou com uma pequena fábrica na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Na época, ele só tinha 4 funcionários e um fusca.

O que fez com que a marca começasse a ser conhecida e consequentemente ganhasse mais espaço no mercado, foi quando ela começou a falar diretamente com os clientes, com a campanha Jeito Natura de Ser.

Na época, essa prática não era feita pelas outras empresas e isso aproximou muito os consumidores da companhia. Ela levou simplicidade às pessoas com os seus produtos de extrema qualidade e isso deu mesmo muito certo!

2 Robinson Shiva China In Box

Não é de hoje que as inovações ganham mercado. Robinson Shiva, fundador da conhecida China In Box, criou o primeiro delivery de comida chinesa do Brasil e ele realmente agradou o paladar dos clientes, além de levar a eles mais facilidade com a entrega da comida em suas residências.

Formado em Odontologia e decidido a não ingressar nessa profissão, Robinson não recebeu nenhum tipo de apoio de sua família quando resolveu empreender, com exceção de seu pai. Mas isso não fez com que deixasse de lado o seu sonho. Ele foi em frente e por isso é um dos empreendedores de maior sucesso do país.

3 Luiza Trajano Magazine Luiza

A empresa, que tinha o nome de Cristaleira, surgiu em 1957 com os tios de Luiza. Ela estava localizada na cidade de Franca, em São Paulo.

O negócio expandiu para outras cidades do interior do estado ao longo dos anos, mas a grande expansão foi quando Luiza Trajano assumiu a liderança da empresa nos anos 90.

Sua sacada foi dar voz ativa aos funcionários na tomada de decisão, descentralizando a liderança.

Esse tipo de estratégia não era muito comum na época e o que aconteceu foi que ela conseguiu manter os funcionários motivados, participativos e com perspectivas de crescimento. A partir daí tudo mudou!

Alguns anos depois, Luiza colocou os seus esforços no e-commerce da Magazine Luiza, com terminais multimídia que permitiam que os clientes fizessem as suas compras sem que os produtos estivessem no estoque. Isso fez com que a empresa simplesmente criasse o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo.

De lá pra cá, foram diversas outras inovações dessa empreendedora de sucesso. É por isso que a Magazine Luiza é essa grande companhia, que tem um excelente faturamento e que está já há diversos anos no ranking das melhores empresas para se trabalhar do Instituto Great Place to Work.

Com essas 3 sacadas de empreendedor com certeza você já tem um pouco mais de embasamento para saber o que pode fazer para alavancar o seu negócio.

Talvez essas histórias até tenham te levado a algum insight. Mas se você ainda não teve essa sacada, pare para pensar, coloque algumas ideias no papel e tente ser o mais estratégico possível, sempre com muito foco e persistência. Você vai chegar lá!

Redes sociais:

Assinar Newsletter: